Engenharia de Software Moderna é um curso de extensão voltado para profissionais e estudantes que querem se aperfeiçoar em princípios e métodos modernos de desenvolvimento de software.
As aulas são assíncronas (gravadas), permitindo que os alunos tenham flexibilidade de horário para acompanhar o curso, e são integralmente ministradas por professores do DCC/UFMG, com doutorado na área e uma larga experiência em ensino e pesquisa.
Desde 2020, já ajudamos na formação de mais de 500 alunos de quase todos os estados brasileiros e também de outros países. No final do curso, todos receberam um certificado emitido pela UFMG.
Profissionais que procuram aperfeiçoamento em técnicas e princípios que são atualmente muito importantes para o exercício da profissão de Engenheiro de Software, bem como aqueles que querem iniciar um processo de transição de carreira para essa área.
Estudantes de graduação de cursos da área de Computação ou de Ciências Exatas que querem melhorar sua formação em Engenharia de Software antes de ingressar e ter sucesso no mercado de trabalho.
Conceitos básicos. Manifesto Ágil. Extreme Programming (XP). Scrum. Kanban. Levantamento ágil de requisitos: MVPs e Testes A/B.
Propriedades de projeto, princípios de projeto (principalmente, princípios SOLID), padrões de projeto e padrões arquiteturais (camadas, MVC, Publish/Subscribe).
Testes de Unidade. Testabilidade. Mocks. Cobertura de Testes. Desenvolvimento Dirigido por Testes (TDD). Refactoring. Code Smells.
Existem também versões em papel e Kindle, mas elas não estão incluídas no preço do curso
4 horas, sendo 1 hora de videoaulas e 3 horas para leitura de capítulos do livro texto e realização de exercícios e/ou provas
Usado para que os alunos tirem dúvidas e discutam o conteúdo do curso. Todas as perguntas são respondidas pelos próprios professores do curso.
Depois, selecione TURMA 11 no final da página e clique em MATRICULAR.
Até 24/08/2023, os alunos matriculados receberão um email com instruções para cadastro no fórum do curso. Caso não receba esse email, favor enviar uma mensagem para "engsoftmoderna.curso@gmail.com". O curso não se responsabiliza por endereços de emails desativados ou instáveis.
R$ 600,00 - divididos em 2 vezes no cartão de crédito
O curso terá três provas (uma prova por módulo). As provas serão realizadas a distância, no final de cada módulo, sempre aos sábados, às 09:00 (horário de Brasília), com duração de 90 minutos. A nota mínima para aprovação é 60% em cada uma das provas.
Dentre os alunos das turmas anteriores, 82% concluíram o curso com sucesso.
Será oferecido um certificado para alunos aprovados nas três provas. O certificado será emitido, apenas em formato digital, em até 60 dias após o término do curso. Não haverá emissão de certificado apenas para participação.
Caso o aluno não seja aprovado em um módulo, ele poderá realizar uma nova prova, por módulo, com custo de 1/6 do valor total investido no curso (por prova). Caso o aluno não consiga realizar a prova de um módulo, ele poderá realizar uma prova de segunda chamada, com o mesmo custo mencionado antes neste parágrafo.
Solicitações de transferência entre turmas deverão ser aprovadas pela coordenação do curso e requerem o pagamento de uma taxa de 50% do valor total investido no curso.
Envie um email para engsoftmoderna.curso@gmail.com, mencionando o nome do curso de seu interesse, no caso "Engenharia de Software Moderna".
Visite também nossa página no LinkedIn ou no Twitter.
Marco Tulio Valente é doutor em Ciência da Computação pela UFMG, onde atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação. É autor de mais de 100 artigos em periódicos e conferências internacionais, muitos deles em co-autoria com pesquisadores internacionais de renome. Orientou mais de 30 dissertações de mestrado e cerca de uma dezena de teses de doutorado.
Andre Hora é doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Lille/Inria, França. É atualmente Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UFMG. É autor de mais de 50 artigos em periódicos e conferências nacionais e internacionais de Engenharia de Software. É membro do Applied Software Engineering Research Group (ASERG), do DCC/UFMG, onde também realizou pós-doutorado durante dois anos.
O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG é responsável pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Nossos cursos de graduação são frequentemente listados entre os melhores do país e recebem diversas premiações nacionais e internacionais. O DCC também é responsável pela Pós-Graduação em Ciência da Computação, que possui conceito máximo na avaliação da CAPES.