Não, trata-se de um curso de entrada na profissão de Engenheiro de Software, exigindo apenas conhecimento básico de uma linguagem de programação orientada a objetos.
Porque focamos em práticas recentes e largamente adotadas com sucesso pelas principais empresas de software do mundo. Essa é uma diferença importante em relação a cursos e livros mais tradicionais de Engenharia de Software.
O curso não é focado no domínio de tecnologias de programação, como linguagens, frameworks e ferramentas. Em vez disso, o objetivo é transmitir os princípios e fundamentos da área, que tendem a ser duradouros e independentes de tecnologia.
Não, pois eles não caberiam em uma carga horária de 48 horas.
4 horas, por três meses (12 semanas). Além de videoaulas e leituras, os alunos deverão entregar exercícios todas as semanas, que servirão como preparação para as provas.
Não. As aulas e provas são exclusivamente a distância. Por isso, esperamos formar alunos residentes em qualquer parte do Brasil.
Não, pois não queremos exigir que os alunos tenham horários fixos (exceto para as provas).
As provas serão realizados a distância, no final de cada módulo, sempre aos sábados, às 09:00 (horário de Brasília), com duração de 90 minutos.
As provas incluirão questões de múltipla escolha e também algumas questões abertas, com correção manual. Essa é uma diferença importante para cursos a distância do tipo MOOC (Massive Open Online Courses).
Não, o fórum e as videoaulas somente estarão disponíveis durante o curso. O acesso ao fórum será encerrado 3 dias úteis após a divulgação das notas do Módulo 3.
Não, pois ele é um curso de extensão.
Veja informações detalhadas neste documento. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a FUNDEP: (31) 3409-4220.
A FUNDEP é isenta de emissão de nota fiscal. No entanto, emitimos um comprovante de pagamento que pode ser retirado na área do aluno, no canto superior direito do site. O nome do arquivo é Extrato Financeiro.
De acordo com a Resolução nº 07/2004, do Conselho Universitário da UFMG, 10% das vagas devem ser convertida em bolsas gratuitas apenas para alunos e servidores da UFMG. No caso de alunos, deve-se comprovar carência junto a FUMP. Para informações sobre como solicitar essas bolsas, veja esta página.
Caso satisfaça esses critérios, para participar do processo seletivo de bolsas, você deve entregar seu CV atualizado. No caso de funcionários, entregar também carta do chefe imediato, justificando a importância do curso. No caso de alunos, entregar carta semelhante, do coordenador do seu curso.