Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que partilham os mesmos atributos, operações, relações e semântica. Por exemplo, O cliente “João da Silva” pode ser considerado um objeto relevante num sistema que pretende manipular informação referente aos clientes de uma empresa.
Atributo da classe: são propriedades que permitem identificar uma classe ou um objeto. O João da Silva além do nome, também é caracterizado por outros atributos, nome, endereço, número do contribuinte, CPF, etc.
Operações da Classe: O João da Silva possui uma identidade própria, isto é, para a empresa, ele é distinto de todos os outros clientes. Sobre o cliente João da Silva podem-se efetuar várias operações, nomeadamente emitir-lhe faturas, efetuar alterações de endereço, apagá-lo da base de dados do sistema.
O João da Silva relaciona-se com a empresa através, por exemplo, dos produtos ou serviços que adquire. Provavelmente existirão outros clientes na empresa, e todos eles são caracterizados pelo mesmo conjunto de atributos, pelas mesmas operações e relações e todos são distintos um dos outros. Esses diversos clientes podem ser agrupados em uma classe, a classe dos clientes da empresa. Note-se que os objetos não têm necessariamente que corresponder a entidades humanas ou, mais genericamente, a entidades com representação física (por exemplo, uma fatura).