UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

                  Departamento de Ciências da Computação

                   

DESCRIÇÃO GERAL DO CURSO (SYLLABUS)

Nome do Curso:  Diagramação UML 

(http://umbu.ied.dcc.ufmg.br/~teleduc/cursos/aplic/index.php?cod_curso=5)

                 

 

Objetivo Geral do Curso

Permitir que os alunos tornem-se aptos a elaborar os diversos diagramas da UML,              conhecendo os conceitos subtendidos e as regras sintáticas e semânticas desses                    diagramas  e de seus itens constituintes.    

   

 Ementa        

 A linguagem UML: objetivos, utilização, processo de criação, evolução.

Conceitos básicos  inerentes à UML: modelos, objetos, eventos, componentes.

Itens, diagramas,  regras e mecanismos  da UML.

Elaboração dos diagramas de acordo com uma Arquitetura, com o ciclo de vida de        desenvolvimento do sistema e com os papeis dos envolvidos.

Ferramentas de edição de diagramas UML.

                                      

 

Público Alvo:

Os alunos devem estar participando ou se preparando para participar 

de um processo de desenvolvimento de software ( sistema ), como técnico de Informática ou como usuário; ter noções gerais de Informática e  vivenciar um ambiente de sistemas de informação ( desenvolvimento e utilização de aplicações de computador ); e ter o perfil de um usuário experiente de Informática, especialmente a Internet, sendo capaz de participar do ambiente de apresentação do curso, navegar nesses ambientes, instalar por conta próprias softwares no seu computador ( ferramentas de diagramação ), participar de discussões, comunicar com o professor e os colegas.

 

Recursos         

Tecnológicos: Sistema de Gerência de Cursos: TelEduc, Site com páginas HTML, ferramenta de edição UML

Humanos: 

Professor: Antônio Mendes

Tutor: Aloízio

Monitor: Nuba

Apoio pedagógico: Maria de Lourdes

Apoio administrativo:  Ana Paula

Apoio tecnológico: Nuba

Bibliográficos: (Bibliografia de referência)                                                                                                    

   

Conteúdo programático

Classes e objetivos: Conceitos básicos de Objetos; Classes: atributos, operações e responsabilidades; Relacionamento de classes; Modelagem; Diagrama de classes; Diagrama de objetos; 

Caso de uso: Atores e papéis; Eventos externos; Cenários; Casos de uso; Organização dos casos de uso; Diagrama de casos de uso; Modelagem

 Interações: contexto, objetos e papeis; Vínculos; Mensagens; Sequenciamento; Diagrama de seqüências; Diagrama de colaboração; Modelagem

 Estados: Tipos de eventos; Estados, transições e atividades; Diagrama de gráfico de estado; Modelagem

 Fluxo de trabalho: Estado de ação e de atividade; Ramificações; Bifurcações e uniões; Raias; Diagrama de atividades; Modelagem

 Arquitetura: Componentes; Interfaces; Pacotes; Nós e conexões; Diagrama de componentes; Diagrama de Implantação; Modelagem; Padrões e framework

 

Procedimento metodológico

Mostrar inicialmente casos práticos já elaborados

Criar um nivelamento nas atividades a serem desenvolvidas: entender o pronto, modificar , criar o novo

Inicialmente correlacionar os novos conceitos com o dia a dia do aluno

O módulo é organizado a partir de tarefas a serem realizadas pelo aluno

em nível crescente de dificuldade e com auxílio explícito decrescente ( no início o aluno é   acompanhado de perto e no fim do módulo ele deve fazer tudo sozinho )

Para realizar as tarefas o aluno pode acessar conjuntos de informação ou material de referência necessário

O aluno deve ter mecanismos formais de pedido de auxílio para a realização das tarefas  

 

Avaliação      

Formativa:  todo módulo é baseado em exercícios

Somativa: último módulo do curso, em que o aluno deve elaborar novos diagramas e    contextualizá-los  de acordo com uma arquitetura de sistemas e um processo de             desenvolvimento de sistemas  

                     

Cronogrma                                                                                                                                  

Início da Divulgação: novembro / 2003

Seleção dos alunos: baseado em currículo, questionário de expectativas, ordem de inscrição

Oferta do Curso: fevereiro/março

Ritmo do curso: módulos/semana

Avaliação do Curso: após oferta