Mini-curso: INTERATIVIDADE EM EAD |
||||
|
||||
|
|
|
|
JOGAR VIDEO-GAME
|
Segundo Sheizaf
Rafaeli(1988), a “interatividade é fruto de um conjunto de características”. Características como bidirecionalidade, resposta imediata, controle do usuário,
quantidade de ações do
usuário, respostas
(feedback), transparência,
entre outras que, se consideradas isoladamente, não garantem o caráter
interativo da comunicação. Um game agrega todas essas
características? Existe comunicação
nessa situação? |
[K1]Este mini-curso tem por objetivo definir o conceito de Interatividade, sua importância no mundo digital e mostrar exemplos de aplicação.
[K2]A interatividade pode ser utilizada com objetivos diversos como, por
exemplo, na assimilação do conteúdo de determinado curso. Millbank(1994)[1]
estudou a eficiência de uma mistura de áudio e vídeo para treinamento coletivo.
Quando ele introduziu interatividade em tempo real, a taxa de retenção de
informação dos trainees elevou de 20% (usando métodos de aula comuns) para 75%.
[K3]O conceito
"interatividade" é de grande importância para o estudo da comunicação
mediada por computador, assim como da educação à distância, da engenharia de
software e de todas as áreas que lidam com a interação homem-máquina e
homem-homem via computador. Porém, tal conceito tem recebido as mais diversas
definições