Formalização do Conceito

Educação à Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto -aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. No sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente estão separados, no tempo ou no espaço.

No sentido que a expressão assume hoje, enfatiza-se mais a distância do que o espaço e se propõe que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo). Nesse tipo de educação, existe uma previsão de uma comunicação de mão dupla, onde o estudante se beneficia de um diálogo e da possibilidade de iniciativas de dupla via.

O conceito de Educação à Distância deve incorporar todas as possibilidades que as tecnologias de comunicação possam propiciar a todos os níveis e modalidades de educação. Seja por meio de correspondência, transmissão radiofônica e televisiva, programas de computador, Internet, seja por meio dos mais recentes processos de utilização conjugada de meios, como a telemática e a multimídia. O material escrito, parte integrante e essencial para a eficácia desta modalidade de educação, deverá apresentar a mesma qualidade dos materiais audiovisuais. A televisão, o vídeo, o rádio e o computador constituem importantes instrumentos pedagógicos auxiliares, não devendo substituir, no entanto, as relações de comunicação e interação direta entre educador e educando. Em seu seminário "Política Educacional e Educação a Distância", Daniel Mill insiste na conscientização de que a Educação à Distância não existe para suprir falhas no sistema educacional pelo fato de não existirem vagas suficientes. Para esta visão é necessário que se tenha em mente as manobras das políticas públicas no país, assim como a análise de políticas públicas de outros países e o sentido da educação para todos.

Ao introduzir novas concepções de tempo e espaço na educação, a Educação à Distância tem função estratégica, contribuindo para o surgimento de mudanças significativas na instituição escolar e influindo nas decisões a serem tomadas pelos dirigentes políticos e pela sociedade civil na definição das prioridades educacionais. No entanto, as tecnologias utilizadas na Educação à Distância não podem ficar restritas a esta finalidade. Elas constituem hoje um instrumento de enorme potencial para o enriquecimento curricular e a melhoria da qualidade do ensino presencial. Para isto, é fundamental equipar as escolas com multimeios, capacitar os professores para utilizá- los e integrar a informática na formação regular dos alunos.

Leia sobre a questão de regulamentação da Educação à Distância no Brasil...