Mini-curso: INTERATIVIDADE EM EAD

 

 

OBJETIVO[K1] 

 

 

PROBLEMATIZAÇÃO[K2] 

 

INTRODUÇÃO[K3] 

 

 

JOGAR VIDEO-GAME

 

 

Segundo Sheizaf Rafaeli(1988), a “interatividade é fruto de um conjunto de características”.

Características como bidirecionalidade, resposta imediata, controle do usuário, quantidade de ações do usuário, respostas (feedback), transparência, entre outras que, se consideradas isoladamente, não garantem o caráter interativo da comunicação.

Um game agrega todas essas características?

Existe comunicação nessa situação?

 

<< volta


 [K1]Este mini-curso tem por objetivo definir o conceito de Interatividade, sua importância no mundo digital e mostrar exemplos de aplicação.

 [K2]A interatividade pode ser utilizada com objetivos diversos como, por exemplo, na assimilação do conteúdo de determinado curso. Millbank(1994)[1] estudou a eficiência de uma mistura de áudio e vídeo para treinamento coletivo. Quando ele introduziu interatividade em tempo real, a taxa de retenção de informação dos trainees elevou de 20% (usando métodos de aula comuns) para 75%.

 [K3]O conceito "interatividade" é de grande importância para o estudo da comunicação mediada por computador, assim como da educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que lidam com a interação homem-máquina e homem-homem via computador. Porém, tal conceito tem recebido as mais diversas definições