Blog

O termo blog é um jargão derivado da união das palavras nglesas Web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registravam os eventos das viagens, principalmente aqueles ligados ao clima). No caso do blog, portanto, trata-se de uma abreviatura de web log, onde Web representa a própria Internet, e log caracteriza os registros que são realizados pelo usuário do blog - o blogger, ou blogueiro. Simplificadamente, portanto, o blog pode ser considerado um diário eletrônico que as pessoas criam na Internet.

Origem

Alguns pesquisadores da história do blog afirmam ter sido usado pela primeira vez em dezembro de 1997, por Jorn Barger para descrever sites pessoais que fossem atualizados freqüentemente e contivessem comentários e links. Para outros, o primeiro weblog foi o primeiro website, o site construido por Tim Berners-Lee quando criou a Web, o qual, felizmente, ficou arquivado no World Wide Web Consortium.

Blog x Sites convencionais

Do ponto de vista da sua forma, o blog se confunde com o conceito de web-page ou site pessoais construídos na Web. O que distingue o blog de um site convencional é a facilidade com que se pode fazer registros para a sua atualização, o que o torna muito mais dinâmico do que os sites.

O dicionário MarketingTerms.com define blog como uma publicação freqüente e cronológica de pensamentos pessoais e de links da Web. Considera o blog uma mistura dos acontecimentos na vida das pessoas e dos acontecimentos na web, uma espécie híbrida de diário pessoal/guia de sites.

Dinamismo

Sob o ângulo da sua funcionalidade, o blog se diferencia de todas as outras formas de relacionamento virtual (e-mail, chats, instant messages, listas de discussão, etc) justamente pela sua dinamicidade e interação possibilitadas pela facilidade de acesso e de atualização.

Por estas suas características básicas, o blog parece que trouxe vida à Web, a ponto de muitos analistas e usuários considerarem que este novo modo de comunicação e de relacionamento virtual virou mania na Web. Outros consideram o blog como o futuro da publicação de escritos pessoais.

Outros conceitos

Alguns mais entusiasmados chegam a designar o blog como a versão on-line de uma renascença digital, dado o potencial que enxergam nesta ferramenta que começou com a humildade da simples idéia de diário pessoal e guia de sites on-line. Outros mais, conceituam o blog como um laboratório de escritos criativos, cujo principal objetivo é oferecer à comunidade de escritores e leitores um local virtual onde possam se encontrar e interagir, trocando experiências, motivações, idéias e informações sobre temas de mútuo interesse. Poderia, assim, ser considerado, pois, uma incubadora de comunidades de internautas com interesses comuns.

Pela personalidade e interatividade dos participantes das comunidades blogueiras, muitos consideram que a atividade blogueira - o blogging - chega a lembrar a contracultura, com sabor de faça você mesmo: faz tua própria mídia se a mídia institucionalizada não te aceitar, com as tuas características pessoais.

No seu conceito mais simples o blog pode, portanto, ser concebido como um diário pessoal, uma home-page ou um site personalizado, dinâmico e interativo, atualizado freqüentemente, quando o blogueiro quiser ou puder, com registros em ordem cronológica inversa (o último lançamento aparecendo sempre em primeiro lugar), utilizando programas simples que praticamente exigem apenas conhecimentos elementares de informática por parte do blogueiro. A única grande exigência é que o candidato queira ser internauta, isto é, tenha espírito interneteiro.

Exemplos de uso do Blog

Vários jorna is, no mundo inteiro, já criaram, diretamente ou em nome de seus redatores, blogs como parte integrante dos seus sites. Do mesmo modo, um blog pode abrigar um site mais institucionalizado, que não tenha necessidade de atualizações constantes.

O conceito de blog está sendo ampliado e aplicado com o nome do assunto onde o blog é utilizado, como no caso do gerenciamento do conhecimento (knowledge, em inglês), daí resultando o k-logging (knowledge-logging). Segundo John Robb (http://jrobb.userland.com), apesar de novo, o desenvolvimento deste conceito fará com que seja possível a qualquer empregado de uma empresa adquirir e/ou adicionar conhecimentos na intranet da mesma, formando uma knowledge network na organização, tudo baseado no fácil entendimento dos conceitos básicos de blog e da Web.

Um blogueiro pode ter (e habitualmente tem...) vários blogs, em várias partes do mundo, cada um tratando de um tema específico, ou atendendo ao estado de espírito do seu dono no mome nto de fazer os registros... Ou, ao contrário pode não ter nenhum blog pessoal, individual, e ficar somente escrevendo em blogs públicos ou adicionando comentários nos blogs dos outros...