Informações gerais sobre o curso proposto

História

Este curso foi implementado na UFMG pelo Núcleo de Ensino à Distância da Escola de Engenharia. Ele fez parte de um projeto apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, através do programa PROGRAD97/FUNDO-FUNDEP e é oferecido
regularmente todo semestre, desde 1997.

À medida que o curso é oferecido, aumentam o número de inscritos. Por exemplo, a turma fechada para o curso em 2003 contou com aproximadamente 3200 alunos inscritos. Desde sua primeira edição, ele tem sido oferecido gratuitamente e não oferece certificados de conclusão sendo, portanto, um curso para pessoas que estiverem interessadas em seu aprimoramento pessoal.

Quem originalmente escreveu o curso de C foi o aluno de graduação em Engenharia Elétrica, Daniel Balparda de Carvalho. Algumas modificações foram introduzidas pela aluna de doutorado Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães e pelo aluno de graduação em Engenharia Elétrica, Ebenezer Silva Oliveira. Posteriormente, Guilherme Neves Cavalieri, também aluno de graduação em Engenharia Elétrica, modificou as páginas, de forma a facilitar a navegação e utilização do curso. Atualmente ele é mantido pelo professor Renato Cardoso Mesquita.

Funcionamento

O professor, seguindo o calendário do curso, envia à lista de discussão do curso uma série de tarefas (que constam de tópicos a serem estudados nas páginas do curso e exercicios a serem resolvidos) e uma data limite para a solução deles pelos alunos. Na data limite, um gabarito com as respostas dos exercícios é enviado à lista e novas tarefas são propostas. A lista de discussões também serve para que os alunos resolvam, assincronamente, suas dúvidas. Um FAQ com as dúvidas mais frequentes é criado com o seu desenrolar.

O aluno pode trabalhar a qualquer hora, desde que complete suas tarefas no tempo especificado pelo professor. Você estuda nas páginas do Curso, tenta resolver os problemas propostos, envia suas dúvidas para a lista (ou responde as dúvidas de seus colegas) e, posteriormente, lê as respostas. Este mecanismo é chamado de "Comunicação Assíncrona".
O curso foi pensado para tirar partido dos pontos fortes da comunicação assíncrona, ao invés de tentar copiar um modelo que funciona bem nas salas de aula tradicionais. Existem benefícios cognitivos significativos atribuídos à comunicação assíncrona.

Como os estudantes têm tempo para rever o material (comentários, páginas do curso, discussões) e também podem gastar o tempo que quiserem para compor suas respostas, o material e os conceitos são abordados em uma velocidade individualizada. Pode-se atingir um nível de profundidade na comunicação assíncrona superior àquele atingido com a comunicação síncrona.
Requisitos Para acompanhar o curso é necessário acesso à internet utilizando um navegador (Netscape ou Microsoft Internet Explorer) e também um programa para envio e recebimento de e- mails. Além disto, é importante que você tenha disponível um
compilador C, padrão ANSI. Um compilador lê o programa que você escreveu em linguagem C e o converte em um código objeto, que é uma tradução do código fonte em uma forma que o computador pode executar diretamente. Se você não possuir um compilador disponível, a página do curso possui instruções para a obtenção de um.