Inteligência Artificial
Existem inúmeras definições para Inteligência Artificial. Destacam-se, entre elas:
"...inteligência artificial é um tipo de inteligência produzida pelo homem para dotar as máquinas de algum tipo de habilidade que simula a inteligência do homem" [LIM 99].
"Uma máquina é inteligente se ela é capaz de solucionar uma classe de problemas que requerem inteligência para serem solucionados por seres humanos" [J. McCarthy; P. J. Hayes].
"O estudo da computação que torna possível perceber, raciocinar e agir" [Winston apud LIM 99].
"Inteligência artificial é o estudo das faculdades mentais através do uso de modelos computacionais" [Charniak; McDermott].
"Inteligência artificial é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, no momento, as pessoas fazem melhor" [Rich; Knight apud LIM 99].
"A Inteligência Artificial pode ser definida como conjunto de técnicas e metodologias de programação usadas para tentar resolver os problemas de forma mais eficiente que soluções algorítmicas, e fazendo isso o mais próximo possível de um ser humano" [ALV 97].
A Inteligência Artificial fundamenta-se na idéia de que é possível modelar o funcionamento da mente humana através do computador. Segundo [DAM 96], o corpo proporciona uma referência fundamental para a mente. Segundo este autor, os aspectos neurais e químicos da resposta do cérebro provocam uma alteração profunda no funcionamento dos tecidos e sistemas, tais como: disponibilidade de energia, taxa metabólica, resposta do sistema imunizador e contração da musculatura. Os sinais de todas essas alterações são retransmitidas ao cérebro (cérebro e corpo atualizam constantemente as informações).