Inteligência Lingüística: está relacionada às palavras e à linguagem (escrita e falada) domina a maior parte do universo educacional ocidental. Responsável pela produção da linguagem e de todas as complexas possibilidades que a seguem incluindo poesia, humor, o contar estórias, gramática, metáforas, similaridades, raciocínio abstrato, pensamento simbólico, padronização conceitual, leitura e escrita. Para [GAR 94a], o domínio lingüístico envolve processos especiais de aquisição, separados dos requeridos em outras esferas intelectuais. Segundo Noan Chomsky [apud GAR 94a], as crianças já nascem com um considerável conhecimento inato sobre as regras e formas da linguagem e hipóteses específicas de como decodificar e falar qualquer linguagem natural. Esta afirmação baseia-se no fato de que as crianças adquirem a linguagem tão rápida e precisamente mesmo no momento em que outras habilidades, como a resolução de problemas, estão subdesenvolvidas. Para [GAR 94a] a sintaxe e a fonologia encontram-se próximas ao centro da inteligência lingüística enquanto a semântica e a pragmática misturam outras inteligências (lógico-matemática e pessoal);