(http://umbu.ied.dcc.ufmg.br/~teleduc/cursos/aplic/index.php?cod_curso=5)
Permitir
que os alunos tornem-se aptos a elaborar os diversos diagramas da UML,
conhecendo os conceitos subtendidos e as regras sintáticas e semânticas
desses
diagramas e de seus itens constituintes.
A linguagem UML: objetivos, utilização, processo de criação, evolução.
Conceitos básicos inerentes à UML: modelos, objetos, eventos, componentes.
Itens, diagramas, regras e mecanismos da UML.
Elaboração dos diagramas de acordo com uma Arquitetura, com o ciclo de vida de desenvolvimento do sistema e com os papeis dos envolvidos.
Ferramentas de edição de diagramas UML.
Os alunos devem estar participando ou se preparando para participar
de um processo de desenvolvimento de software ( sistema ), como técnico de Informática ou como usuário; ter noções gerais de Informática e vivenciar um ambiente de sistemas de informação ( desenvolvimento e utilização de aplicações de computador ); e ter o perfil de um usuário experiente de Informática, especialmente a Internet, sendo capaz de participar do ambiente de apresentação do curso, navegar nesses ambientes, instalar por conta próprias softwares no seu computador ( ferramentas de diagramação ), participar de discussões, comunicar com o professor e os colegas.
Tecnológicos: Sistema de Gerência de Cursos: TelEduc, Site com páginas HTML, ferramenta de edição UML
Humanos:
Professor: Antônio Mendes
Tutor: Aloízio
Monitor: Nuba
Apoio pedagógico: Maria de Lourdes
Apoio administrativo: Ana Paula
Apoio tecnológico: Nuba
Bibliográficos: (Bibliografia de referência)
Classes e objetivos: Conceitos básicos de Objetos; Classes: atributos, operações e responsabilidades; Relacionamento de classes; Modelagem; Diagrama de classes; Diagrama de objetos;
Caso de uso: Atores e papéis; Eventos externos; Cenários; Casos de uso; Organização dos casos de uso; Diagrama de casos de uso; Modelagem
Interações: contexto, objetos e papeis; Vínculos; Mensagens; Sequenciamento; Diagrama de seqüências; Diagrama de colaboração; Modelagem
Estados: Tipos de eventos; Estados, transições e atividades; Diagrama de gráfico de estado; Modelagem
Fluxo de trabalho: Estado de ação e de atividade; Ramificações; Bifurcações e uniões; Raias; Diagrama de atividades; Modelagem
Arquitetura: Componentes; Interfaces; Pacotes; Nós e conexões; Diagrama de componentes; Diagrama de Implantação; Modelagem; Padrões e framework
Mostrar inicialmente casos práticos já elaborados
Criar um nivelamento nas atividades a serem desenvolvidas: entender o
pronto, modificar , criar o novo
Inicialmente correlacionar os novos conceitos com o dia a dia do aluno
O módulo é organizado a partir de tarefas a serem realizadas pelo
aluno
em nível crescente de
dificuldade e com auxílio explícito decrescente ( no início o aluno
é acompanhado de perto e no fim do módulo ele deve fazer tudo sozinho
)
Para realizar as tarefas o aluno pode acessar conjuntos de informação
ou material de referência necessário
O aluno deve ter mecanismos formais de pedido de auxílio para a
realização das tarefas
Formativa: todo módulo é baseado em exercícios
Somativa: último módulo do curso, em que o aluno deve elaborar novos diagramas e contextualizá-los de acordo com uma arquitetura de sistemas e um processo de desenvolvimento de sistemas
Início da Divulgação: novembro / 2003
Seleção dos alunos: baseado em currículo, questionário de expectativas, ordem de inscrição
Oferta do Curso: fevereiro/março
Ritmo do curso: módulos/semana
Avaliação do Curso: após oferta