Codificação do Conceito
Com o intuito de facilitar a assimilação do conhecimento, são empregado algumas simbologias para dar ênfase a determinados tópicos da aprendizagem. Por exemplo:

Fogueira
A Fogueira representa a fonte do conhecimento, no caso do ensino clássico, refere-se ao professor da sala de aula que emana seus conhecimentos para os alunos que ficam numa postura estática, assimilando o que é dito pelo professor. No contexto de ambientes interativos de aprendizagem temos a seguinte metáfora representando um tópico específico de um portao de ensino, o conteúdo de um vídeo entre outros.

Poça d'água
A Poça d'água representa o momento de interatividade, por exemplo: num ambiente de ensino a distância, como um site educacional, os fórums e correios eletrônicos representam bem essa metáfora, num ambiente de ensino clássico, grupos de estudos formados pelos estudantes podem se encaixar nesse conceito também.

Caverna
A Caverna é o momento de reflexão, onde o "estudante" procura por conta própria informações relevantes a um determinado assunto. Tratando de AIA (Ambientes Interativos de Aprendizagem), os sites de busca, links de referências sao bons exemplos. Já num ambiente de ensino clássico, bibliotecas se destacariam como exemplo.

Caçada
A Caçada é a aplicação da informação em algum lugar. O desenvolvimento de algum "projeto" seria um exemplo de caçada, seja uma prova escrita ou apresentação oral de um trabalho num ambiente concreto ou um questionário virtual ou a criação de um site com conteúdo adquirido anteriormente num determinado curso pela net.