DIÁLOGO



- Problematização:

      "A educação que a sociedade atual demanda pressupõe um espaço onde os interlocutores sejam sujeitos ativos e participantes do processo. Uma educação na qual é permitida a participação, a co-autoria, uma aprendizagem baseada numa rede de relações, pressupondo, portanto, possibilidades comunicativas."
Texto: Comunicação e Educação a Distância:
Algumas Reflexões sobre Elaboração de Materiais Didáticos
Ademilde Silveira Sartori (UDESC) e Jucimara Roesler (UNISUL)

      Para tentar compreender o que vem a ser um diálogo e a sua importância vamos ler o texto baixo, que foi retirado do livro de literatura infantil "Nicolau tinha uma idéia" de Ruth Rocha.

      "Era uma vez um lugar onde cada pessoa só tinha uma idéia na cabeça. [...] Um dia, apareceu um homem chamado Nicolau. [...] Logo que Nicolau chegou, foi procurar João e contou sua idéia a ele. E João ficou com duas idéias na cabeça. João contou a idéia dele para Nicolau. E Nicolau ficou com duas idéias na cabeça. Aí, Nicolau foi contar sua idéia para Maria. E Maria ficou com duas idéias na cabeça. E contou a Nicolau a idéia dela. Nicolau ficou com três idéias na cabeça. Nicolau falou com Pedro, com Manuela e uma porção de gente. Nicolau ficou cheio de idéias. E as idéias de Nicolau começaram a se misturar umas com as outras e a formar muitas outras idéias. Então, as pessoas começaram a achar que era muito divertido ter muitas idéias na cabeça. [...] E naquele lugar, agora, todo mundo tem uma porção de idéias."




- Ação:

      O diálogo é uma das principais ferramentas responsáveis pela formação da nossa cultura. Através do dele é possível ultrapassar a barreira de nossas experiências pessoais e ter acesso à vivencias e experiências de outros indivíduos.
      Como as pessoas são diferentes e encaram a vida por pontos de vistas diferentes é natural que utlizemos o diálogo para complementar ou adiquirir conhecimentos.
      Em nosso dia-a-dia, podemos perceber a ferramenta "diálogo" sendo utilizada pelas crianças quando elas nos apresenta seus "porques", quando vamos pedir informações sobre como chegar a tal lugar e em várias outras circunstancias que nos leva a procurar informações que ainda não a possuímos.
      Tente encontrar uma situação na sua vida em que o diálogo foi indispensável e a coloque no forum. Procure analisar e discutir no forum se é possível situações semelhantes acontecerem na "Educação à Distäncia".




- Formalização

      O diálogo pode ser entendido como uma comunicação bidirecional que propicia, na educação à distância, uma troca de significados.
      "Ao entrarem em interação, as pessoas têm um "pano de fundo comum" a todos os envolvidos na mesma situação - é o "mundo vivido". É a partir deste "mundo vivido" que as pessoas entram em entendimento pelo diálogo, sobre algo no mundo objetivo, social e subjetivo, que é então clarificado e explicado. Há continuidades e mudanças no mundo vivido e nas referências acerca da verdade dos fatos, da validade das normas e da veracidade das manifestações subjetivas."
Maria Inês de Matos Coelho
http://netpage.em.com.br/mines/semint.htm


      Tipos de diálogo
      Podemos dizer que existe dois tipos de diálogos na Educação a Distância : o diálogo síncrono e o assíncrono.
      O diálogo síncrono é um dialogo em "tempo real". Duas ou mais pessoas conversam ao mesmo tempo. Exemplo: bate-papo(chat), videoconferência,etc.
      O diálogo assíncrono é um dialogo separado no tempo. A comunicação entre os participantes desse diálogo não é instantânea. Exemplo: fórum, e-mail, news, etc.

      Ferramentas mais utilizadas no diálogo síncrono:
      BATE-PAPO
      Permite discussões interativas entre dois ou mais alunos simultaneamente, podendo o aluno comunicar com todos os outros alunos ao mesmo tempo ou somente com um deles.
      O professor pode separar a turma em "salas" diferentes para que sejam discutidos assuntos diferentes e com a mesma facilidade reunir todos em uma mesma sala para que agora todos participem de todas as discussões.
      Dependendo do software utilizado pode ser possível a troca de arquivos entre os usuários da sala de bate-papo e também o envio de imagens.
      VIDEOCONFERÊNCIA
      A videoconferência permite que os alunos se comuniquem através de áudio e vídeo em tempo real, podendo todos os alunos      participarem das discussões como se estivessem na sala de aula.
      Com esta tecnologia o aluno pode também conversar com um aluno ou com todos os outros simultaneamente.

      Ferramentas mais utilizadas no diálogo assíncrono:
      CORREIO ELETRÔNICO (E-MAIL)
      Permite a troca de mensagens escritas e o envio de arquivos, em qualquer formato, anexados às mensagens.
      A comunicação entre os alunos não é instantânea e ela pode acontecer internamente no Ambiente de Estudo ou externamente, utilizando um servidor de e-mail disponível na internet.
      LISTA DE DISCUSSÃO
      Esta ferramenta é baseada no Correio Eletrônico e possui todas as características citadas acima.
      A sua vantagem é que quando um e-mail de um aluno é enviado para a lista, todos os outros alunos e professores cadastrados nela o recebe e qualquer um dos alunos pode responder o e-mail que, por sua vez, também será enviado para todos que fazem parte desta lista.
      FORUM
      No Fórum o aluno deposita sua dúvida para que outros alunos ou o professor a responda.
      Não é característica desta ferramenta proporcionar entres os alunos e professores comunicações rápidas, podendo a pergunta postada ser respondida com poucos minutos ou com alguns dias.
      Umas das vantagens do Fórum é que as questões levantadas e suas respectivas respostas podem ser consultadas posteriormente por qualquer outro aluno. Criando assim, um repositório de valiosíssimas informações que podem ser até mesmo guardadas para serem utilizadas em outros cursos ou aulas futuras.
      Referências:
      http://www.poli.usp.br/ead/ead_epusp_bitmap.PDF



- Relacionamento

      Podemos utilizar ferramentas “inteligentes” para criar diálogos entre o computador e o usuário. Segue abaixo a descrição de uma destas ferramentas: InBoT.
      O InBot é um software aplicativo de Inteligência Artificial para criação de uma Consciência Sintética, concebido para simular conversação reconhecendo e respondendo frases dos usuários utilizando linguagem natural, nos idiomas português e inglês. O objetivo é simular métodos do pensamento humano para criar personagens capazes de conversar como se estivessem em uma sala de chat.
      Os robôs de conversação (Chatter Bots) são utilizados na Internet para atendimento on-line como uma nova forma de comunicação que pode complementar ou substituir outras formas de acesso à informação, dando respostas diretas às questões dos usuários, podendo manter um diálogo coerente por diversos minutos como se estivesse conversando com uma outra pessoa.
      Os métodos de Inteligência Artificial utilizados no InBot permitem a criação de personagens com capacidades de reconhecimento e interpretação da linguagem escrita, mantendo contexto coerente ao assunto durante a conversa, com memória e lógica para escolha das respostas mais apropriadas para cada questão.
      Para conversar com o InBot não é preciso aprender comandos especiais nem utilizar nenhuma forma de navegação no site. A simplicidade de operação faz com que sua utilização seja fácil e acessível a qualquer pessoa.
      Com alta capacidade de comunicação e performance, os personagens criados com o InBot podem atender 100 pessoas por segundo, conversar mais de 15.000 frases por hora e reconhecer e responder mais de 10.000 tipos de frases.





- Aplicação

      O InBot pode ser aplicado a projetos de atendimento automático em sites, call centers, salas de chat, comércio eletrônico, entretenimento, acesso a base de dados, suporte online, jogos, projetos culturais, educacionais, treinamento, SAC, CRM, etc. A aplicação depende apenas do conteúdo ensinado ao personagem. Diversas destas funcionalidades podem estar presentes em um mesmo bot.
      Atendimento automático: O atendente virtual pode resolver questões dos usuários sem interação de humanos ou atendentes reais de plantão no site.
      Call center: Os scripts de atendimento de call centers podem ser convertidos para a linguagem do atendente virtual.
      Salas de chat: Alguns usuários de salas de bate-papo podem ser atendentes virtuais e interagir com outros usuários e com outros bots para trocarem informações entre si.
      Comércio Eletrônico: O personagem pode servir para tirar dúvidas sobre produtos e até para fechar uma venda durante a conversa com o usuário.
      Entretenimento: Personagens virtuais causam curiosidade atraindo usuários para conversarem. Dependendo da aplicação, alguns personagens podem se tornar "amigos" do usuário e conversar sobre diversos assuntos.
      E-learning: Os personagens podem se tornar assistentes treinados com conteúdo de aulas para dar suporte aos professores e alunos, podendo conversar sobre os assuntos específicos das diversas matérias dos cursos.
      CRM: As informações coletadas sobre os usuários podem ser armazenadas em bases de dados e consolidadas na forma de relatórios de pesquisas. O bot pode perguntar preferências e coletar dados durante a conversa e reconhecer os usuários nas conversas seguintes.
      Tecnologia InBot:
      O InBot foi desenvolvido pelo Grupo de Lingüística da Insite com participação de equipe multidisciplinar para criação do conteúdo e elaboração das bases de conhecimento. Foram 2 anos de pesquisa e desenvolvimento para criação do programa.
      O sistema é baseado em conceitos de Inteligência Artificial, Lingüística, Análise Sintática, Semântica e Morfológica, Modelos de Tomada de Decisão, Processamento de Linguagem Natural (NLP), Estatística, Análise de Padrões, Lógica Fuzzy, métodos de representação do conhecimento, recursividade e máquina de estados para manter contexto.
      A linguagem criada pela Insite para desenvolvimento do conteúdo e bases de conhecimento foi criada pela Insite e é chamada de BDL (Bot Description Language). Possui integração e compatibilidade com outras linguagens de desenvolvimento de Bots como o padrão aberto AIML (Artificial Intelligence Markup Language). A manutenção de seu conteúdo é simples e pode ser feita remotamente por qualquer pessoa.
http://www.insite.com.br/inbot/