Agora, confira a sua resposta. Veja se o que você imaginava está de acordo com esta definição. O que significam os símbolos 15º e 38º? Estes símbolos passam alguma idéia quando separados de seu contexto? Certamente não. Porém, na previsão do tempo, é bem razoável imaginar que estes símbolos representam as possíveis temperaturas, ou melhor, as temperaturas limites para aquele dia na localidade em questão. E mais, podemos ainda deduzir que uma temperatura de 15º corresponde a um dia frio e 38º, a um dia quente. Você, ao ler este jornal, pode se preparar para uma viagem à praia ou então levar um casaco quando for sair de casa.
Neste pequeno exemplo, comum em nosso dia-a-dia, podemos perceber todos os conceitos que este mini-curso pretende ensinar. Aos símbolos isolados, damos o nome de dados. À união do dado ao contexto e a relação entre eles damos o nome de informação. Agora, à habilidade de prever o que pode acontecer no futuro a partir da informação, damos o nome de conhecimento.
Como a prática é fundamental, vamos analisar a figura do velocímetro de um carro.
Você saberia dizer o que são os símbolos ao redor do velocímetro? E quando o ponteiro está em um destes símbolos? E quando o ponteiro estiver em 120, você acha que este carro está em alta velocidade e qualquer acidente pode ser fatal?
Os números são as possíveis velocidades que o carro pode assumir: são os dados. Quando o ponteiro aponta para um destes números, pode-se dizer que isto é uma informação: a velocidade atual do carro. Baseado nesta informação, podemos determinar se o carro está indo muito rápido e devia diminuir sua velocidade: isto é conhecimento.
Você deve agora expor um exemplo. Classifique os elementos presentes em dados, informação ou conhecimento. Lembre-se de que você não precisa ir muito longe: procure exemplos do seu cotidiano.