Projeto Proformação |
![]() |
O Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) vai capacitar dez mil docentes em 2004. O objetivo é oferecer formação a professores sem habilitação em Magistério que lecionam nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e nas classes de alfabetização da rede pública. Até 20 de janeiro, o Ministério da Educação fará o levantamento da demanda para constituir as turmas. O programa, hoje implementado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, será estendido a todo Brasil.
O Proformação, realizado em parceria entre o MEC, estados e municípios, é um curso de Magistério em nível médio no qual o ensino a distância e a auto-aprendizagem andam juntos. A Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) desenvolve material didático específico a ser utilizado num sistema de acompanhamento permanente. Promove, ainda, encontros quinzenais com tutores, além de plantões pedagógicos telefônicos e presenciais nas agências formadoras.
Após a fase presencial, no início de cada módulo, os professores em formação estudam com o auxílio dos guias, fazem exercícios e continuam na prática docente. Nas aulas, aplicam o que aprenderam. São 3,2 mil horas de treinamento, divididas em quatro módulos semestrais de 800 horas cada um, ao longo 20 semanas.
Criado em 1999, o curso já formou mais de 24 mil professores. Hoje, cerca de sete mil estão em formação. "O curso ajuda o professor não só a conquistar sua habilitação e a melhorar sua prática docente, mas também a elevar sua confiança e auto-estima, e abre as portas para uma formação superior", afirmou Ivan Menezes, assessor técnico do Proformação.