3.      Tarefa C

3.1.   Considere a seguinte descrição relacionada com a anterior

O Sr. Balesteros acrescentou, ao final da entrevista, mais algumas observações, ou seja, requisitos. O primeiro deles é que a loja on-line deverá também permitir o controle dos produtos que estarão disponíveis aos usuários, isto inclui: adicionar novos produtos, editar ou excluir produtos antigos. Como segundo requisito, o Sr. Balesteros descreveu que os outros sócios gostariam que os sistema da loja on-line identificasse os produtos que são mais vendidos e que estes fossem incluídos em uma lista de produtos populares. Por último, foi requisitado que o sistema deverá prover o envio de notificação e correspondência para a lista de usuários.

3.2.    Faça a lista de atores e papéis

-         Controlador de Estoque: manter atualizada a lista de produtos.

-         Sócio: pesquisar informações sobre vendas e acessos dos usuários.

-         Controlador de Correio: manter listas de e-mails de usuários, enviar mensagens, determinar mensagens automáticas.

 

3.3.   Construa a lista de eventos externos, definindo suas características

Evento

Vem do

Meio Ambiente

É

Instantâneo

Requer uma Resposta do Sistema

Inclusão (exclusão) de produtos

Sim

Não

Sim

Inclusão (alteração) de informações, preços e/ou imagens de produtos

Sim

Não

Sim

Determinar classe de produto

Não

Não

Sim

Solicitar informações sobre vendas

Sim

Sim

Sim

Solicitar informações sobre acessos

Sim

Sim

Sim

Determinar listas de e-mail

Sim

Não

sim

Enviar mensagens automáticas 

Não

Sim

Sim

Enviar mensagens específicas

Sim

Sim

Sim

Excluir usuários de lista, qdo solicitado

Sim

Sim

Sim

Download da tabela

3.3.    Consolide a lista de eventos externos

 

·        Controlador de Estoque

Inclusão e exclusão de Produto

Classificação de Produtos

Inclusão e alteração das informações, imagens e preços de produtos.

·        Sócio

Solicitar informações sobre vendas

Solicitar informações sobre acessos

·        Controlador de Correio

Determinar listas de e-mail

Enviar mensagens automáticas 

Enviar mensagens específicas

Excluir usuários de lista, qdo solicitado

Download da tabela

3.5.   Leia o texto abaixo. Este texto é parte da descrição de um caso de uso o qual chamamos de cenário. Como parte da nossa análise de caso de uso devemos especificar os cenários de cada caso de uso. Como exemplo, vamos especificar o caso de uso Cadastrar Pedido. A leitura do texto abaixo possibilitará a você descrever este caso de uso formalmente no exercício 3.6. Definir formalmente os cenários o ajuda a ver o fluxo de eventos no sistema, assim como, a solidificar seu entendimento do sistema.

Suponha que você fez uma entrevista mais detalhada com o Sr. Evandro, funcionário do setor de vendas, e obteve as seguintes informações:

“O usuário registrado deverá prosseguir com a totalização e pagamento, para adquirir os itens de seu carrinho de compras. Uma vez na página de totalização e pagamento, o usuário deverá fornecer informações de entrega. Uma vez fornecidos, o sistema deverá totalizar e apresentar o pedido. Se tudo estiver correto, o cliente poderá optar por continuar com o pedido. O sistema deverá, então, consultar suas informações de pagamento. Uma vez fornecidas, o sistema autorizará o pagamento. Então, ele deverá exibir uma página de confirmação de pedido final, para os registros do usuário, e enviar um e-mail de confirmação.”

3.6.   Preencha a tabela abaixo para o caso de uso Cadastrar Pedido. Descreva formalmente o cenário descrito acima. Neste caso, você deverá completar a descrição a seguir com o detalhamento do cenário primário e os cenários secundários. Complete também as condições prévias e as condições posteriores.

Caso de Uso Cadastrar Pedido

 

Cenário Primário (Passos Principais)

1. o usuário registrado passa para a totalização e pagamento

2.

3.

4.

5. o usuário registrado fornece informação de pagamento

6.

7.

 

Cenários Secundários (Passos Alternativos)

  1. cancelar pedido

Durante os passos 1 à 4, o usuário opta por cancelar o pedido. O usuário volta para a homepage.

 

Condições Prévias

1.um carrinho de compras não vazio

 

 

Condições Posteriores

1.

 

 

Download da tabela

3.7.   Complete o diagrama de casos de uso que você já editou com os novos casos de uso e seus atores.