Experiências realizadas



(Trabalho apresentado no V Congresso Internacional de Educação a Distância, promovido pela ABED, em São Paulo, de a 14 de Outubro de 1998, e no IV Congresso Ibero-Americano e Informática na Educação, em Brasília de 20 a 23 de outubro de 1998)

Público alvo: profissionais autônomos ou ligados a empresas e estudantes universitários com necessidades de informação em C&T

"Discussão de Resultados

O site é principalmente acessado nas regiões sudeste e sul do país, por professores universitários, pesquisadores e técnicos de órgãos de pesquisa ou de empresas, profissionais autônomos ou ligados a empresas e estudantes universitários com necessidades de informação em C&T e, inclusive, demandando outras informações que não estão no site acessado. As principais solicitações referem-se a: Cursos na área de Gestão de C&T existentes no país, Normas de Referências de Material Acessado na Internet, Bibliografia específica para determinados temas como Educação Especial, Gestão da Qualidade e outros; Sugestão de Temas para Pesquisa, Orientações para Pesquisa de Opinião, Elaboração de Questionário; Captação de Recursos para Projeto específico.

Os resultados de observação de díades de sujeitos

Foram observadas cinco díades de sujeitos em interação com o hipermídia via Internet. Todos os sujeitos eram universitários e a análise é exploratória, não tendo efeito generalizador.

Nos primeiros momentos de utilização do hipermídia, observamos muita ansiedade dos sujeitos quanto às "formas de navegar", ou seja, "o que fazer primeiro"ou "para onde vamos agora?". Parece haver inicialmente maior empenho em aprender a acessar o hipermídia e a fazê-lo "corretamente". Os sujeitos mostram-se inseguros no exercício da autonomia e na ausência de prescrições acerca da tarefa.

Conclusão

O hipermídia tem possibilitado uma rede colaborativa quanto à difusão de informações em pesquisa e C&T. Como recurso didático em ambiente interativo de aprendizagem, particularmente, de educação a distância ou de educação não presencial, há potencialidades no hipermídia via WWW. Destacam-se a autonomia sendo exercida pelo aprendiz e o desenvolvimento gradativo de maior autoconfiança à medida que domina mecanismos de exploração do hiperespaço e o espaço conceitual. Em nossa exploração, o hipermídia com as links (ligações e nós do hiperespaço) parece funcionar como apoio, facilitando a construção do mapa conceitual pelos sujeitos. Quanto ao tipo de aprendizagem observamos que os sujeitos situam-se com certo grau de autonomia e realizam associação e exploração dos conteúdos e tarefas. Esta aprendizagem implícita ou acidental se articula com aprendizagem explícita no uso do hipermídia, havendo demanda por situação formal e sequencial acerca de "Gestão de C&T".

O estudo fornece indicações para o design de ambientes interativos de aprendizagem com hipermídias, o que continuamos a analisar mais profundamente considerando a influência que os mesmos têm nos sujeitos e em suas aprendizagem. Assim, buscamos ampliar a compreensão do uso do WWW ( Internet) em educação a distância."