Você agora pode escrever seu primeiro programa C! Para isto abra o seu editor de texto preferido e digite o seguinte texto:

/** Vamos executar o nosso primeiro programa C **/
#include <stdio.h>
int main(void) {
       printf("Meu primeiro programa C\n");
       return 0;
}

       Agora o salve com algum nome e a extensão .c.

       Como você deve lembrar, o próximo passo para traduzir o nosso programa de forma que o computador possa entendê-lo é a compilação. Para isto, você pode digitar no shell do Linux as seguintes linhas de comando:

gcc nome_do_seu_arquivo.c -o nome_do_executavel

       Pronto, agora é só executar o programa digitando no seu shell ./nome_do_executavel. Se na tela apareceu a frase “Meu primeiro programa C” você está de parabéns! Caso contrário, preste muita atenção ao código digitado, corrija-o, compile e execute de novo (não sinta vergonha de perguntar!).

       Agora que seu programa funcionou vamos olhá-lo de perto:

       O programa começa com um comentário. Estes são adicionados a um programa para tornar mais fácil a sua leitura. Eles não têm nenhum efeito sobre o comportamento do programa, quando esse é executado.

       Existem dois tipos de comentários em C: o primeiro começa com os caracteres /* e termina com */ --- qualquer sequência de caracteres entre /* e */ faz parte do comentário (o comentário no início do nosso programa é um exemplo desse tipo de comentário); o segundo tipo de comentário começa com os caracteres // em uma dada linha e termina no final dessa linha

       Na primeira linha tem uma ordem para o pré-processador incluir código de uma biblioteca C chamada stdio. Em C, assim como em grande parte das linguagens de programação, os mecanismos de E/S não fazem parte da linguagem propriamente dita, mas de uma biblioteca padrão, que deve ser implementada por todos os ambientes para desenvolvimento de programas na linguagem. Essa biblioteca é chamada de stdio e é necessária por conter o código da função printf que usaremos para imprimir o texto que você viu sair na tela.

       A seguir, é declarada a função main, que é a função que inicia a execução do programa. A definição de uma função de nome main deve sempre estar presente, para que uma sequência de definições de funções forme um programa C.

       Logo após a definição da função aparece uma chave e uma sequência de comandos. Uma sequência de comandos entre chaves é chamada de bloco. Note que, em C, se um bloco for usado no lugar de um comando o caractere “;” não deve ser usado após o mesmo: o caractere “;” é usado como um terminador de comandos, devendo ocorrer após cada comando do programa, que não seja um bloco.

       O corpo de essa função está composto pela chamada à função printf, que quando executada irá imprimir o nosso texto, e o return que indica o fim da execução da função e o retorno do controle ao shell.